quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Os Milagres Messiânicos de Jesus

 [Os milagres exclusivos e identificatórios do Messias, somente Ele pode fazê-los todos juntamente]
Todos os milagres que Jesus fez apontam para Ele ser o Messias de Israel. Jesus não apenas curou os enfermos e ressuscitou os mortos com o expresso propósito de tirar fora o sofrimento deles ou para mostrar o poder que Ele tinha. O [Seu] propósito era produzir as credenciais de Seu reino. O ministério da vida de Jesus foi o de curar fisicamente com o propósito que eles soubessem, por essas curas, que Ele era o Messias. Como exposto em Mr 2:9 “Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?” (ACF). O objetivo [de Jesus] era mostrar que Ele tinha autoridade sobre a terra, mas Ele nunca deixou os milagres se tornarem o foco de Seu ministério.

Os milagres feitos antes Mt 12 foram em benefício do povo, a fé não era exigida de todos [para que recebessem curas]. Depois de Mt 12 e da rejeição dele como Messias pelos líderes religiosos, ele respondeu a pessoas individuais, com base na fé delas. Antes de Mt 12, a estratégia de Jesus foi dizer às pessoas o que Deus fez por elas. Após a rejeição existe uma estratégia de silêncio, eles [os curados] são instruídos a não contarem a ninguém. Quando Ele curou as pessoas, Ele disse “Sshhh [Silêncio], não contem a ninguém", Ele nunca organizou uma cruzada de cura para atrair seguidores. Os milagres continuaram mas, em vez de o propósito original de apontar para Ele como o Messias, ele [o propósito] mudou. Passou a ser, então, o treinamento dos discípulos que viriam a ser os apóstolos. Jesus disse que o único sinal deixado que iria ser dado era o sinal de Jonas - "Sua ressurreição." Jesus agora queria que as pessoas chegassem às suas próprias conclusões sobre quem Ele era.

Jesus realizou milagres de uma qualidade e quantidade nunca vistas antes de sua estadia na terra, da parte de nenhum profeta. Moisés declarou em Deut 18:15 que haveria um profeta como Moisés - Assim como Moisés alimentou o povo sobrenaturalmente com o maná, o Messias alimentou 3.000 e [antes disso] 5.000 pessoas cumprindo a profecia de que Ele seria como Moisés. Quando ele andou sobre a água foi semelhante a Moisés dividindo as águas e caminhando através delas sem se molhar.

Moisés predisse a respeito dAquele que seria como ele, que seria Ele a quem Israel ouviria Num 14:11 “E disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?” Verso 22: “E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz,”

Quando Jesus veio não foi diferente ...João 6:26 “Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.”  As massas O seguiram por causa dos benefícios temporais que receberam por meio de Seus sinais e maravilhas, mas quando a situação ficou crítica, todos, incluindo Seus discípulos mais próximos, O abandonaram. Jesus nunca permitiu que os sinais e maravilhas fossem amplificados acima da mensagem dEle. Ele reconhecia as  necessidades espirituais [das pessoas] como prioridade, antes que ele satisfizesse as suas necessidades físicas.

Algum tempo antes da vinda de Yeshua (Jesus), os rabinos dividiram os milagres em duas categorias distintas: aqueles que qualquer um [homem de Deus] poderia executar se habilitado para assim fazer, e os [milagres] reservados somente para o Messias. Como Yeshua realizou ambos os tipos de milagres durante a Sua primeira vinda, há três milagres principais que iriam ajudar o povo judeu a reconhecer quem é o Messias quando Ele chegou. [Enfatizo:] Há três principais milagres que eram reservados [exclusivamente] para o Messias [e] que iriam ajudar o povo judeu a reconhecer quem é o Messias quando Ele chegou.

1) O primeiro milagre messiânico era a cura de um leproso. A Lei Mosaica estabelecia que uma pessoa só poderia ser contaminada por um corpo humano vivo, se tocasse um leproso. [A perspectiva maior é essa:] Uma pessoa seria chamada de impura ou contaminada [apenas em 3 casos:] tocando um corpo humano morto, um corpo animal morto, ou um corpo vivo de um animal imundo, como um porco. Sob a Lei Mosaica, havia apenas um tipo de ser humano vivo que poderia causar contaminação, que era um leproso. Marcos 1:40-45 registra a primeira descrição de um milagre de cura por Jesus. Lepra afetava todas as coisas [que tocasse ou das quais chegasse perto,] [que passavam a] ser consideradas impuras, e [lepra] oi associada com o pecado. Não se podia entrar em contato com pessoas que estavam afligidas [de lepra], elas precisavam ficar na direção [a sotavento] do vento [isto é, o vento sopra de você para o leproso e não o contrário], e se um leproso estava chegando perto ele precisava gritar [o alerta] "Imundo!" [no sentido de "Cuidado, um imundo está chegando!"]. Quando Jesus veio, Ele se ajoelhou e perguntou se ele [o leproso] está desejoso [de ser curado], que é claro que ele estava... Não tinha havido nenhuma cura de um judeu leproso desde a época de Moisés e da completação da lei mosaica. Nenhum leproso tinha sido curado em Israel. Isso incluiria Mariam, que foi curado da lepra (Nu 12:10 -) antes da Lei Mosaica ser completada, e Naamã, que não era um judeu (2 Reis 5:1 -; Mt 8:2-4; Lu 5:16-12; Mr 1:40-45). A Escritura deixa claro que [,depois da completação da lei mosaica,] somente Deus [diretamente] pode curar um leproso [judeu]. Jesus curou os leprosos [judeus].

2) Curar e expulsar um demônio [surdo-] mudo -- Este milagre somente o Messias poderia realizar. Os fariseus reconheciam isso como um milagre [exclusivamente] messiânico, é por isso que eles perguntaram se Esse [Jesus] poderia ser o filho de David. Naquele tempo, havia exorcismos sendo realizados dentro do judaísmo. Para que isso fosse realizado, o exorcista precisava se comunicar com o demônio e depois forçá-lo a dizer-lhe o seu nome (como fez Jesus com o endemoninhado). No entanto, no caso em que alguém foi afetado pelo demônio para se tornar [surdo-] mudo, então este exorcismo não poderia ocorrer porque não poderia haver comunicação feita. De acordo com os rabinos, apenas o Messias pode expulsar um demônio como este.

3) A cura de um cego [de nascença]. Em João 9:1-32 Jesus quebrou a tradição dos anciãos (lei Mishnaica) que proibia a cura do cego através de se colocar lama e água nos olhos do homem  cego, coisa que era imunda aos [olhos dos] fariseus. Apenas o Messias pode curar alguém que era cego de nascença.

Ao primeiro milagre messiânico, os fariseus investigam Jesus.
Ao segundo, eles acabam rejeitando Suas reivindicações de messianidade.
Ao terceiro, passam a rejeitar [e odiar] as pessoas que afirmam que Ele é o Messias 

Autor: Mike Oppenheimer
Tradutora: Valdenira N.M. Silva, 2011

Um comentário:

  1. Não havia o de ressuscitar uma pessoa morta a 4 dias? "Lázaro" ?

    ResponderExcluir