quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Deus fez com o homem oito alianças.

1) Deu ao homem responsabilidade da multiplicação, povoar a terra e sujeita-la. Recebeu autoridade sobre toda vida animal. Seu trabalho era cultivar o jardim do Éden, comer de seus frutos, exceto o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Aliança Edênica (Gn 1.25,30; 2.16,17);
2) Depois da queda do homem, Deus amaldiçoou a serpente, colocou inimizade entre ela e a mulher e entre satanás e Cristo. A mulher teria dores no parto e estaria sujeita ao marido. A terra foi amaldiçoada e o homem teria que cultivá-la. Ao final da vida o homem retornaria ao pó, donde veio. Aliança adâmica (Gn 3.14,19);
3) Deus prometeu a Noé nunca mais amaldiçoar a terra ou destruí-la, como sinal Deus criou o arco-íris. Esta aliança também incluía a criação de um governo humano com poder para aplicar a pena de morte. Deus estabeleceu a estações do ano, ordenou o repovoamento da terra. A partir de então, a carne passa a ser alimento. Deus amaldiçoou o filho de Cam, Canaã, e o condenou a ser servo de Sem e Jafé. Deus favoreceu Sem, colocando-o na linhagem do Messias. Aliança noética (Gn 8.20; 9.27);
(4) Deus manisfesta-se por meio de um “fogareiro fumegante e uma tocha de fogo”. Esse fato é extremamente significativo já que o costume da época indicava que numa aliança as partes deveriam demonstrar seu compromisso com as condições daquela aliança. Deus, porém, não estipulou nenhuma condição para Abraão. Deus faria independentemente de quão piedosos sejam os descendentes de Abraão. Promessas de Deus para Abraão: uma grande nação (Israel); bênçãos pessoais para Abraão; um nome de destaque; fonte de bênçãos; promessas para os amigos e maldição para inimigos; bênçãos para as nações (cumprida por meio de Cristo (Gn 12.3); posse eterna da terra conhecida como Canaã; inúmeros descendentes (naturais e espirituais); pai de números reis e nações, por meio de Isaque e Jacó e um relacionamento especial com Deus. Aliança abraâmica (Gn 12.1,3; 13.14,17; 15.11,8; 17.1,8).
5) Dez mandamentos, regulamentações sobre a vida comunitária em Israel; decretos sobre a vida religiosa. Esta aliança é para Israel e não para os gentios, chamada “lei enferma pela carne Rm 8.3ª.” Nove dos dez mandamentos são citados no NT, exceção ao sábado. Aliança mosaica (Ex 19.5; 20.1,31; 18).
6) Deus prometeu a Davi o reinado eterno e a descendência de um trono real. Não havia dependência ou retidão de Davi nesta aliança. Cristo é o herdeiro legítimo ao trono de Davi por meio de Salomão, conforme registro na genealogia de José (Mt 1). Cristo é descendente de Davi por meio de Natã, genealogia de Maria (Lc 3). Seu reinado de mil anos na terra será incorporado ao seu reino eterno. Aliança davídica (2Sm 7. 5,19).
7) Com Salomão a aliança era incondicional em relação ao reino eterno de Deus, mas condicional no que diz respeito aos descendentes de Salomão ocuparem o trono (1Rs 8.4,5; 2Cr 7.17,18). Cristo não pertence a linhagem de Salomão, caso contrário sofreria a maldição imposta a Conias(Jr22.30). Aliança salomônica (2Sm 7.12,15; 1Rs 8.4,5; 2Cr 7.11,22).
8) Nova Aliança (Jr 31.31,34; Hb 8.7,12; Lc 22.20).

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Espírito de Coragem

"Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus."
2 Timóteo 1.7-8

Timóteo era muito jovem quando foi chamado para o ministério. Paulo o ajudava e o encorajava sempre, dando conselhos e orientações que seriam muito importantes em sua jornada cristã. Paulo fala que o espírito que ele havia recebido não era de medo, de covardia; era de poder, para que Timóteo pudesse testemunhar do Senhor e dos sofrimentos de Paulo com coragem e ousadia. E tudo o que viria como consequência (os sofrimentos pelo evangelho) deveriam ser suportados também pelo poder vindo de Deus. Devemos orar para que nossos irmãos que sofrem perseguição tenham esse espírito de poder, para serem firmes testemunhas do evangelho.

Estamos dormindo em "chão de estrelas"

Até parece uma piadinha, destas da hora do café, quando as pessoas se encontram prá conversar e colocar o papo em dia, mas não é, é sério gente morre por descaso e somos enganados dioturnamente, e ainda rimos, de que, não!?
O "Ipem" anuncia que 20% dos rolos de papel higiênico são menores no cumprimento em relação ao anunciado. O azeite português que consumimos vem da Venezuela. Prá ser internada uma pessoa peregrinou por 07 horas e rodou 88km.
Com tudo isso o assunto mais importante é Rock in Rio, Copa de 2014 e outras futilidades.
A idolatria cega.
Dorme povo em "chão de estrelas."
Salmo 127.1