quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Medonhez de se Alterar a Palavra de Deus

(The seriousness of Altering God’s Words)
 

Ap 22:18-19: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro”.
1.
   - Admoestações de Deus
Deuteronômio 4:2 “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando”.
Deuteronômio 12:32 - “Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás”.
Malaquias 4:4 - “Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Hebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.
Apocalipse 22:18-19 - “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro”.

2.- Alterar as Palavras de Deus as corrompe (2Co 2:17), e é “falsificar a Palavra de Deus” (2Co 4:2):
2 Coríntios 2:17 - “Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus”.
2 Coríntios 4:2 - ““Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se
ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.” (2Co 4:2 ACF)
3. - A Palavra de Deus inalterada é essencial para obedecermos a Deus
Deuteronômio 4:2 - “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando”.
João 12:48 exige as específicas palavras de Deus, conforme o faz a 2 Timóteo 2:15; 3:16-17 e uma porção de outras passagens.
João 12:48 - “Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia”.
2 Timóteo 2:15 - “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.
2 Timóteo 3:16-17 - “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.

4. Os judeus temiam grandemente corromper as palavras de Deus. Aos escribas era permitida tolerância zero.

5. - Os Cristãos e a Palavra de Deus
a) - João 8:47 - “Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus”.  Eles escutam as palavras de Deus.
b) - João 17:8 - “Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste”. Eles recebem as palavras de Deus.
c) - João 17:6 - “Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra”. Eles guardam as palavras de Deus.
d) João 17:14 - “Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo”. Eles são odiados por causa da palavra de Deus
.e) - Provérbios 30:5-6 - “Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso”.

6. - Os corruptores das Palavras de Deus têm sua parte retirada
a) - Apocalipse 22:19 - Retirada do Livro da Vida
b) - Retirada da cidade Santa.
c) - e das coisas que estão escritas neste livro.

7 - Observe que não diz que os seus nomes serão retirados do Livro da Vida, mas que a sua parte será retirada. Seus nomes nunca ali estiveram (MATEUS 7:21-23) “Nunca vos conheci”.
            Havia espaço suficiente para que todos lá estivessem. Os que se arrependessem e cressem no Evangelho seriam salvos. Ele conhecia cada um que recusaria a Sua salvação. Somente os nomes dos que seriam salvos estavam escritos no Livro da Vida. Visto como tudo foi determinado antes da fundação do mundo, isto é predestinação e eleição, que são “segundo a presciência de Deus Pai” (1 Pedro 1:2.a).
8 - Ter a sua parte retirada da Cidade Santa é algo paralelo. Como a Cidade Santa tem 1.500 milhas de comprimento, largura e altura, ela é suficiente para que todos os que vivem nesta Terra tenham a sua parte.

Conclusão:

1. - Aqui vemos como é sério rasurar a Palavra de Deus. Os que o fazem (mentirosos) terão sua parte no Lago de Fogo. (Apocalipse 21:8) – “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”.

2. - Sua parte é retirada do Livro da Vida e da Cidade Santa.

Mateus 13:12 - “Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado”. 

2 - Matthew Henry disse:

“Estão confirmadas, pela sanção mais solene, a condenação e a maldição de todos os que se atreverem a corromper ou mudar a Palavra de Deus, quer seja acrescentando ou subtraindo da mesma. e que acrescenta à Palavra de Deus faz recair sobre si todas as pragas escritas neste livro; e quem retira qualquer coisa dela é cortado de todas as promessas e privilégios da mesma. Esta sanção é como uma espada flamejante a guardar o cânon da Escritura das mãos profanas. Uma garantia igual à colocada sobre a Lei (Deuteronômio 4:2) e todo o Velho Testamento (Malaquias 4:4) e agora, da maneira mais solene, sobre toda a Bíblia, garantindo-nos ser este Livro da mais sagrada natureza, de autoridade divina e da maior importância, e, portanto, do peculiar cuidado de Deus”.


Raymond Blanton/Mary Schultze


Nenhum comentário:

Postar um comentário